Como a tecnologia pode ajudar em doações de materiais para alunos da rede pública de ensino.

Nosso desafio era utilizar a tecnologia a favor de pessoas que não dispõe de condições financeiras e necessitam de doações de materiais escolares.

Recebemos a proposta o desafio durante o Hackaton de formação da FCâmara. Sinceramente, é uma experiência muito desafiadora de todas as formas.

Nosso desafio como UX Designers era conseguir principalmente o envolvimento de toda a equipe nas etapas de ideação, pesquisas e validação de hipóteses.

O desafio foi:

“Nós sabemos o quanto é complicado para os pais poderem comprar material escolar para seus filhos. Os preços aumentam de semestre para semestre.Principalmente quando falamos de educação pública, onde a dificuldade é ainda maior e vem por diversos fatores.”

Matriz CSD

Mapeamos um perfil demográfico

Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um formulário online, com o objetivo de mapear o perfil demográfico de possíveis usuários.

Total de respondentes: 40 pessoas.

Dentre os dados coletados:

  • 80,6 % dos entrevistados se encontram na faixa salarial de 1 a 3 salários mínimos.
  • Cerca de 34,2% dos entrevistados vive na região Sudeste
  • Cerca de 34,2% dos entrevistados na região Norte do país.
  • 97,4% dos entrevistados possuem internet.
  • 41% possuem apenas acesso a internet pelo celular.
  • 53,8 % possuem acesso a internet, no celular e no desktop.
  • 74,4% dos entrevistados recebe materiais gratuitos do estado.
  • Dos perfis entrevistados, ambos afirmam ter a necessidade de repor mais de um item da lista de materiais escolares no decorrer do ano letivo.
  • Conseguimos identificar um padrão de que os respondentes tem filhos matriculados em escolas próximas de suas residências. Isso validou uma hipótese da equipe, de que seria interessante que as instituições de ensino fossem ponte para entrega e coleta de materiais escolares.

A criação das personas

Baseado em nossas pesquisas, criamos duas personas para o projeto, um doador que participa de atividades de caridade e uma ONG, pretende aumentar o alcance de suas atividades para agregar em experiência na sua área. Uma mãe de dois filhos que esta preocupada com sua renda e não tem os recursos necessários para repor os materiais dos seus filhos. Assim criando uma ponte direta entre doador e responsável, sendo o nosso doador o ponto chave da aplicação.

Jornada de Usuário

Após a construção das personas chaves, criamos uma jornada de usuário para determinar as ações e pensamentos dos usuários nas etapas que passaram na aplicação.

Nossa Proposta de Valor

Usando um Canvas de proposta de valor, conseguimos identificar dores e necessidades dos nossos usuários, baseado nas personas. Nossa aplicação, entrega de forma simples e prática uma plataforma de doação, onde o Jonathan (Persona Doador), poderia facilmente fazer uma doação para qualquer escola cadastrada no nosso sistema, escolas essas que poderiam ser de qualquer estado do Brasil, possibilitando que ele possa doar para a Janine (Persona Responsável), que mora em outro estado e esta precisando dos materiais para os filhos, assim criando um sistema simples de interação e doação.

Benchmarking

Nosa baseamos no sistema de doação de 3 instituições: Utilizamos como fontes de design, teoria e fluxo.

  • Ribon — Empresa/Plataforma de doação.
  • Doar — Programa de Doação (ONG)
  • Campanhas de Arrecadação de materiais

Proposta de solução

Dentro do nosso escopo de MVP, identificamos a oportunidade de facilitar a ponte entre responsáveis, escolas e doadores.

Partindo do principio que a maioria das escolas eram próximas as casas, sugerimos que esta fosse um ponto de coleta e entrega dos materiais.

A solução foi uma plataforma simples e prática, onde ficam disponíveis os alunos que necessitam de materiais escolares e a possibilidade dos doadores realizarem a compra pela própria plataforma.

Protótipos

  • Protótipo de baixa fidelidade

Style Guide — Alta fidelidade

  • Cores
  • Tipografia
  • Componentes

Testes de Usabilidade

Realizamos o teste de usabilidade com duas pessoas, nas telas de doador, para que eles realizassem uma doação “hipotética” pelo protótipo do figma.

Dalton, 19.

Dificuldade eu não tive…foi intuitivo, vai seguindo os passos e vc consegue gerar o boleto numa boa, a parte visual em si tá bem construidinha.

No caso do Roberto, 24 é daltônico e tem dificuldades para diferenciar cores.

O visual ta bem agradável, ta organizadinho bem fácil de usar mesmo.

Dentro do teste, tivemos alguns pontos a melhorar identificados.

  • Demorou uns 10 segundos ate aparecer a possibilidade de clicar em “bora doar ( melhorar a otimização do site )”
  • Melhoria no layout em questão de alinhamento.

O que aprendemos com o projeto?

O projeto como num todo foi bem desafiador para todos, somos Junior na área em que nos inscrevemos, tivemos dificuldades em processos principalmente na área de pesquisa.

  • O MVP tem muitas melhorias, como adicionar e melhorar o processo de contato com parceiros de lojas de materiais de escritório e papelarias.
  • A atualização da forma de contato com as escolas e como e quando serão feitas as entregas.
  • Criação de etapas de Login, validação e envio de boletos.

O projeto me ajudou a criar novos horizontes, aprender diversas coisas novas e criar um caminho novo pelo qual eu gostaria de seguir e ver onde vai dar. — Jackson Gomes, UX Designer Jr.

O processo em si foi bem desafiador, estávamos todos bem no começo, eu mesma tive muitas dificuldades com relação a Research, mas acredito que acrescentou muito. o “Se vira ai peão”, é aquilo, se a gente não tenta a gente não vai saber se vai dar certo — Ellie Braga, UX/UI Designer ( ênfase em UI)

Foi um projeto desafiador e disruptivo onde pude aprender muito com meus colegas e também tive a alegria de passar algum conhecimento a diante. Fico muito feliz por ter participado. — Carlos Augusto Luna ,Front-End.

Um baita desafio onde pude colocar minhas habilidades a prova, me esforçar muito e aprender muito mais, além de conhecer pessoas maravilhosas e futuros companheiros de equipe. — Davi Bernardo , Front End.

Foi uma experiência muito diferente, todo trabalho em equipe envolvido, aprendizado de novas ferramentas e tecnologias, tudo isso para construir um sistema do zero somente com uma proposta de software em 15 dias.- Luiz Ricardo dos Santos, Back End.

Caso seja interessante visualizar o protótipo completo deixaremos o link abaixo:

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store